domingo, 26 de maio de 2019


Olá  a todos!


Eu sou o Júpiter Tudoemneves e hoje trago um assunto bem interessante que te levará a uma viagem no tempo para uma descoberta muito legal.

Você já deve ter ouvido falar sobre o nome Judá. Você sabe o significado deste nome?

Vamos então descobrir sobre este nome tão falado pelos Cristãos nos tempos atuais.

Judá vem da palavra em hebraico "Yehuda"  e geralmente é traduzida como "Judá" nas bíblias em português. Este nome tem um significado muito rico para as tradições judaicas e cristãs.

Por exemplo, na bíblia hebraica, Deus chamou o Rei Davi, que veio da  tribo de Judá, "O Homem que era segundo o coração de de Deus" (1 Samuel 13:14).

No novo testamento, Jesus, o descendente de Davi, é chamado de "o Leão da Tribo de Judá" (Apocalipse 5.5).

No livro de Mateus Capitulo 1, começa o apostolo narrando sobre a genealogia de Jesus,  onde a partir do versículo 2 cita Judá, ou seja, catorze gerações de abraão até Davi, desde Davi até o Êxodo na babilônia e do Êxodo até Jesus Cristo catorze gerações.

Mas qual é o significado de Judá em Hebraico? 

A palavra Judá vem do verbo LeHodot, que significa “agradecer”.

No contexto da Bíblia, esse agradecimento é sinônimo de gratidão e de louvação. Na verdade, há um sacrifício particular chamado de “O Sacrifício do Agradecimento”. No templo de Jerusalém, era chamado de “Todá” – o substantivo para “Agradecimento”.


É interessante ressaltar que no Hebraico Moderno, para dizer “obrigado”, os israelenses usam a mesma palavra (todá) que era utilizada no Templo para expressar a gratidão Divina.

.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário